Obstáculos Epistemológicos e o Desenvolvimento do Conceito de Limite de Sequências e Séries
Prédio: Corredor B
Sala: B4
Data: 2013-11-15 02:00 – 04:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Tem-se como objetivo nesta pesquisa investigar se os obstáculos epistemológicos que surgem no estudo dos assuntos sequências e séries são superados por estudantes do Ensino Superior. Para tanto, pretende-se verificar se e como estes assuntos são abordados em livros didáticos de Cálculo e pelo professor que trabalhou estes conteúdos. As ideias desenvolvidas por Efraim Fischbein sobre componentes formais, algorítmicas e intuitivas, que precisam ser inter-relacionadas por um sujeito em aprendizagem, serão a base para este estudo. Analisa-se também de que maneira as interações entre estas componentes podem favorecer a discussão e a superação desses obstáculos epistemológicos. A escolha dos livros didáticos a serem analisados será feita a partir de uma análise das ementas das disciplinas de Cálculo das principais universidades brasileiras, e os livros com maior frequência serão selecionados. A partir de entrevistas semiestruturadas com professores que ministram a disciplina Cálculo e da análise dos livros didáticos escolhidos espera-se contribuir com o processo de ensino destes temas, propondo novas formas de abordagem de sequências e séries de maneira que os obstáculos epistemológicos inerentes sejam enfrentados e tratados, pelo professor, no desenvolvimento desses assuntos.
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