Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Análise da constituição e produção de um Grupo Colaborativo e suas contribuições para o ensino da Matemática no Ensino Fundamental

Simone de Melo Sessa

Prédio: Corredor B
Sala: B5
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Resumo: O artigo apresenta relato parcial de pesquisa ainda em andamento, que visa analisar a constituição de um grupo colaborativo de educadores, com foco no ensino da matemática, bem como suas produções e as possíveis mudanças na prática profissional de seus membros decorrentes da participação no mesmo. A pesquisa está em andamento no Distrito de Celina, Município de Alegre, Espírito Santo, com um grupo pretensamente colaborativo, composto por seis profissionais da educação, que atuam em duas escolas do distrito, uma estadual e a outra municipal. A pesquisa encontra-se em fase de coleta de dados, e nesse artigo discuto um pouco sobre a constituição do grupo colaborativo, utilizando como referências Ana Boavida, João Pedro da Ponte e Dario Fiorentini. Faço também uma discussão sobre a Metodologia Comunicativa Crítica na perspectiva dos autores Jesús Gómez, Antonio Latorre, Montse Sánchez e Ramón Flecha. Na parte final do artigo são apresentadas observações de dados coletados até o momento na pesquisa.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.