Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Um Estudo de Caso sobre a Formação de Conceitos de Geometria com o Software Geogebra em uma Turma do 1º do Ensino

Tattiana Fernandes de Oliveira Melo

Prédio: Corredor C
Sala: C2
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Esta pesquisa está sendo desenvolvida para o Programa de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática com o objetivo de analisar as contribuições do software Geogebra no processo de formação de conceitos de Geometria em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Para este fim, será elaborada uma sequência didática, que leva em consideração a participação efetiva do aluno no processo de ensino e aprendizagem, e aproveita o dinamismo, a interatividade, a experimentação e a capacidade de simulação que o software permite. Será utilizado o estudo de caso dentro do qual adotaremos as ações baseadas na pesquisa-ação com propósito de encaminhar e direcionar esforços aos nossos objetivos. A coleta de dados será por meio dos registros dos procedimentos, das manifestações verbais e escritas referentes aos conteúdos abordados, às dificuldades e facilidades identificadas durante o processo de ensino e aprendizagem apontados pelos próprios alunos. Isso por verificarmos que a geometria é abordada, muitas vezes, pelos professores e pelos livros didáticos, de uma maneira em que não permite o aluno interagir com os conteúdos e participar da construção dos conceitos, limitando-se apenas à aplicação e reprodução de conceitos e fórmulas. Acreditamos que essa pesquisa seja relevante, uma vez que os professores se sentem despreparados a utilizar as tecnologias no ensino de matemática, assim contribuímos com alternativas metodológicas para o ensino e aprendizagem desta disciplina, propondo, uma sequência didática para que professores interessados desenvolvam práticas semelhantes em suas aulas e reflitam sobre o uso de novas tecnologias no ensino da Matemática. 


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.