Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

AS CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA GEOMETRIA PLANA EUCLIDIANA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

Débora Pelli

Prédio: Corredor C
Sala: C3
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O presente projeto tem por objetivo verificar as contribuições da utilização do software Geogebra como uma estratégia de aprendizagem de conteúdos da Geometria Plana Euclidiana, no ensino na modalidade a distância, de alunos matriculados no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Este projeto será desenvolvido por meio da proposição de uma intervenção pedagógica a partir de construções e demonstrações de conteúdos de Geometria Plana extraídas de seis livros de Os Elementos de Euclides com a utilização do software GeoGebra. Como fundamentação teórica pretende-se utilizar a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, a Teoria da Mediação de Vygotsky, a Teoria da Interação a Distância de Moore e Kearsley e a Teoria da Distância Transacional de Moore. Os dados e os resultados deste trabalho serão analisados e interpretados à partir da Metodologia do Estudo Misto do tipo QUAN+QUAL, sendo que os dados qualitativos e quantitativos serão coletados, analisados e interpretados simultaneamente de maneira igualitária. Esse estudo promoverá a elaboração de um produto educacional dinâmico, que possa contribuir para o ensino e aprendizagem de conteúdos de Geometria Plana para alunos que estudam na modalidade a distância e, também, para os profissionais da área da educação que exercem a profissão docente.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.