Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Ambientes de Aprendizagem de Modelagem Matemática em Foco: o debate sobre a dualidade formação geral / formação técnica no ensino profissionalizante

Celio Roberto Melillo

Prédio: Corredor A
Sala: A5
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Neste texto, pretendo apresentar a problemática que deu origem ao projeto de pesquisa de Doutorado homônimo. O objetivo da pesquisa será promover a discussão sobre a dualidade entre formação geral e formação técnica em cursos profissionalizantes por meio da análise de um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática. Além de apresentar a problematização do projeto de pesquisa, esboçarei o referencial teórico que servirá de fundamentação da pesquisa, bem como na fase de  análise. Nela, pretendo observar em que medida o ambiente de aprendizagem de modelagem, com atenção especial à escolha dos temas a serem estudados, interfere na dualidade teoria/prática (sendo a formação geral associada a uma maior elaboração teórica e a formação técnica relacionada a uma preparação essencialmente prática) presente na formação dos estudantes de cursos técnicos. A prática de modelagem será concebida na perspectiva da Educação Matemática Crítica – EMC , apoiada em ideias de pesquisadores da modelagem na Educação Matemática. A relação entre formação teórica e prática será abordada a partir da visão de Antônio Gramsci e seu princípio da “escola unitária”. Também me apoiarei em ideias mais gerais sobre educação de John Dewey, promovendo uma composição entre as teorias deweyana, gramsciana e a EMC.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.