Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Paradoxo de Zenão: Complementaridade entre diferentes interpretações e negação das interpretações

Lúcia Cristina Silveira Monteiro

Prédio: Corredor C
Sala: C4
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Esse projeto é uma investigação teórico/filosófica acerca de um problema encontrado na história da matemática,  conhecido como paradoxo de Zenão.  Diferentes interpretações  são investigadas,  desde  a  mais antiga  e  outras, incluindo: lógica, poesia,  linguagem  matemática atual,  uma interpretação do ponto de vista físico,  e,  interpretações  inéditas  do  problema.  Buscaremos  interpretar  a  natureza  das  diferenças  dessas interpretações  encontradas  objetivando  construção  de  outras  interpretações.  Para  análise  e  construção  das propostas  foram  utilizadas  a  noção  de  complementaridade  nas  ciências  e  o  conceito  de  criatividade. Concluímos que problemas desse tipo  aparentam  ser  excelentes  ferramentas  para compreensão construtiva dos conceitos implícitos e explícitos envolvidos nessas interpretações.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.