Geometria e Desenho nos Grupos Escolares Catarinenses: uma proposta de pesquisa
Thaline Thiesen Kuhn
Prédio: Corredor B
Sala: B1
Data: 2013-11-15 04:30 – 06:30
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Resumo do trabalho. O presente texto apresenta uma proposta de uma pesquisa de mestrado, em andamento, que tem por objetivo analisar e compreender as possíveis relações entre geometria e desenho nos programas catarinenses da escola primária, nas décadas de 1910 a 1970. Por se tratar de um estudo histórico envolvendo a matemática escolar, busca-se dialogar com referenciais da História como, por exemplo, as ideias de Michel de Certeau e de Albuquerque Júnior e, ainda, com alguns conceitos de Michel Foucault. Para isso, distintas fontes documentais serão empregadas, tais como decretos, reformas, programas de ensino e os programas oficiais referentes ao ensino de geometria e desenho nos grupos escolares catarinenses.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.