Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O Senso Crítico em Situações de Interpretação de Dados Estatísticos

Tamires Nogueira Queiroz

Prédio: Corredor B
Sala: B3
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Dados estatísticos são veiculados cotidianamente a partir de diversas motivações e, por isso, faz-se necessário que o cidadão analise tais informações de forma crítica. Para apresentar um ponto de vista crítico, o leitor precisa saber interpretar tais dados, mobilizando, não apenas conhecimentos matemáticos e estatísticos, mas outros elementos nesse processo, tais como aspectos afetivos e Disposicionais. Esses elementos são mobilizados pelo leitor, quando o mesmo externaliza seu ponto de vista, sentimentos ou crenças durante a interpretação de dados. Assim, esta pesquisa tem por objetivo investigar o senso crítico, enquanto processo para o letramento Estatístico em contextos de interpretação de dados; analisando os elementos e processos que constituem o senso crítico, e explorando a exibição afetiva e os elementos disposicionais enquanto elementos e processos para a interpretação de dados. Pretendemos discutir neste artigo, mas especificamente, o andamento de nossa pesquisa, nossos objetivos e metodologia. Este trabalho será realizado com dezoito estudantes de três cursos de graduação distintos, Pedagogia, Estatística e Ciências Atuariais da Universidade Federal de Pernambuco; por meio de uma entrevista individual com cada um dos participantes, analisaremos suas respostas em relação ao nosso referencial teórico, fazendo protocolos de fala e criando categorias posteriormente.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.