Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Formação de Professores Leigos: um estudo historiográfico sobre as Licenciaturas Parceladas no Mato Grosso do Sul

KÁTIA GUERCHI GONZALES

Prédio: Corredor B
Sala: B2
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O texto apresenta um trabalho de doutorado cujo foco é a formação de professores de Matemática em um estado da região Centro-Oeste brasileira, o Mato Grosso do Sul. São vários os questionamentos que surgem a respeito da formação de professores nesse estado, e o nosso volta-se às chamadas Licenciaturas Parceladas. Tais licenciaturas foram disseminadas por todo o país, como estratégias emergenciais de formação docente cuja finalidade era formar os professores leigos que, sem instrução específica, atuavam no ensino secundário. Propomos como objetivo geral dessa pesquisa a investigação do movimento de criação e desenvolvimento das Licenciaturas Parceladas no estado de Mato Grosso do Sul. Para atingir nosso objetivo, desenvolveremos uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia de investigação é a História Oral (temática). A partir de fontes orais e escritas, buscaremos evidenciar os elementos que orientaram a constituição e o funcionamento desses cursos do Mato Grosso Sul. As fontes orais serão obtidas por meio de entrevistas, com colaboradores que vivenciaram essa experiência de formação, seja como docentes, discentes, coordenadores ou gerenciadores.

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