Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Uma Proposta de Tarefas para aprendizagem sobre Transformações no Plano em um Ambiente Virtual Colaborativo

Andreia Carvalho Maciel Barbosa

Prédio: Corredor C
Sala: C1
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


As tecnologias digitais estão presentes nas pesquisas atuais em Educação Matemática, em particular, os estudos sobre ambientes virtuais de aprendizagem. Nessa perspectiva, apresentamos nesse estudo uma reflexão sobre a elaboração de uma sequência de tarefas sobre Transformações no Plano para alunos do Ensino Médio para as quais o ambiente escolhido foi o VMT – Virtual Math Team – ambiente tecnológico colaborativo. Esse trabalho faz parte da investigação de doutorado da autora. Nossa conjectura é que através das explorações, no que Skovsmose (2008) chama de cenário para investigação, os alunos participem interagindo com os colegas na resolução de problemas envolvendo Transformações no Plano. Para o desenvolvimento desse cenário nos apoiamos na Teoria da Cognição Corporificada – TCC – (Lakoff e Núñez, 2000), especificamente nas ideias de Montagem Conceitual (Fauconnier, 2002). Por meio de tarefas construídas na íntegra este ambiente, propomos tarefas que, de acordo com a TCC, articulam três espaços de entrada: as manipulações e explorações do software GeoGebra, as experiências com isometrias e as experiências com funções.



Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.