Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Jogos no processo de ensino de matemática no primeiro segmento da educação de jovens e adultos (EJA)

Jessica de Brito

Prédio: Corredor B
Sala: B4
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este estudo versa analisar se os jogos poderão contribuir (ou não) no processo de ensino de saberes matemáticos no primeiro segmento da EJA. Esta pesquisa é de caráter qualitativo com enfoque exploratório-descritivo através da pesquisa participativa e com ênfase no trabalho colaborativo. Além disso, este estudo terá como procedimentos de coleta de dados observações da prática docente, entrevistas semi-estruturadas com o/a professor/a da EJA e filmagens, tanto das situações do trabalho colaborativo entre pesquisadora e docente, quanto à aplicação dos jogos para o ensino da Matemática aos alunos dessa modalidade de ensino. A partir da realização deste trabalho espera-se que se possa conhecer a prática docente em relação à Matemática na EJA; conhecimento da formação desse/a professor/a; as relações que esse/a têm com seus alunos e o pensar desse/a docente sobre a utilização do jogo como metodologia diferenciada para o ensino de Matemática nessa modalidade de ensino.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.