Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Pró-Letramento em Matemática: contributos de um programa de formação continuada

Adriane Elisa Dombrowski

Prédio: Corredor D
Sala: D3
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este artigo apresenta as ideias de uma dissertação, já finalizada, que teve por objetivo constituir fontes históricas a partir de narrativas de professores dos Anos Iniciais da Educação Básica no município de União da Vitória, Paraná, em que puderam expressar as contribuições do Curso Formação Continuada Pró-Letramento em Matemática para a sua formação e prática pedagógica. O período de curso de que trata essa investigação ocorreu em 2009 e 2010 com a adesão do município junto ao MEC para receber a formação e o material didático necessário à formação. Esta investigação utilizou como metodologia a História Oral em sua vertente temática em que os colaboradores a essa pesquisa se dispuseram a conceder entrevista, fazer a leitura, correções e validação do texto narrativo que resultou das transcrições das entrevistas autorizando a sua publicação mediante cartas de cessão de direitos. Os resultados obtidos foram positivos no sentido da formação destes professores. Foram ainda entrevistados: o primeiro coordenador do Pró-Letramento no Estado do Paraná e o coordenador do GHOEM (Grupo de Pesquisa em História Oral) devido à metodologia adotada nesta investigação.

Palavras-chave: Pró-Letramento em Matemática. História Oral. Narrativas.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.