Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Uma História da Matemática Escolar no Amazonas: 1851 – 1900

Tarcisio Luiz Leão e Souza

Prédio: Corredor B
Sala: B4
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O objetivo deste artigo é relatar uma pesquisa de cunho histórico, que está em andamento no programa de Doutorado em Educação Matemática da UNIBAN. Diz respeito à Educação Matemática na Província do Amazonas, quando se procura articular acontecimentos do Brasil e do mundo no período de 1851 a 1900, a partir de leis, decretos e regulamentos que normatizaram a educação na referida Província. Serão analisadas fontes primárias como leis, decretos, resoluções, jornais e relatórios provinciais que tratavam dos conteúdos relacionados ao ensino da matemática no Amazonas. Busca-se realizar um estudo mais aprofundado sobre a legislação educacional no que diz respeito à educação matemática no referido período, utilizando também como fontes de pesquisa revistas, teses e dissertações que tratam desse assunto. A pesquisa encontra-se fundamentada teoricamente nas obras de Marc Bloch (1997), Le Goff (1924), Peter Burke (1992), Michel De Certeau (1982), Alain Choppin (2002) e Roger Chartier (2002), Wagner Valente (2013) dentre outros.

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