Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Curso de Matemática no Espírito Santo: os primeiros vestígios de uma formação superior específica para professores de matemática

Marina Gomes dos Santos

Prédio: Corredor B
Sala: B2
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O presente artigo apresenta alguns elementos de uma pesquisa em nível de mestrado que está em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Educação e Linguagens: Linguagem Matemática, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A pesquisa em andamento, assim como este artigo configuram–se trabalhos inseridos no campo da História da Matemática, mais especificamente, da História da Educação Matemática. O foco principal da pesquisa é investigar como historicamente se constituiu o processo de criação e consolidação dos primeiros cursos superiores específicos à formação de professores de matemática em território espíritossantense. Desse modo, neste trabalho fomos estimulados a apresentar o contexto em que foi instalado o primeiro curso superior específico para formação de docentes do/no Espírito Santo, a instituição que serviu de berço para o curso de matemática e os primeiros docentes e discentes que participaram desse processo. Além disso, apresentamos os objetivos de pesquisa, suas motivações, alguns aspectos teóricos e metodológicos que tem servido de suporte para as investigações. Assim, além dos suportes quem embasam a pesquisa, apresentaremos alguns resultados que já foram obtidos nessa fase de desenvolvimento.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.