Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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A Formação Continuada de Professores de Matemática e Práticas Colaborativas: algumas implicações em sala de aula

Juliana Ferreira Sousa Pardim

Prédio: Corredor D
Sala: D1
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este trabalho está atrelado ao projeto de pesquisa “Trabalho colaborativo com professores que ensinam Matemática na Educação Básica em escolas públicas das regiões Nordeste e Centro-Oeste” vinculado ao Programa Observatório da Educação, que tem por finalidade propiciar, por meio de práticas colaborativas, a reflexão desses professores acerca do trabalho didático/pedagógico e desencadear ações educativas voltadas para a sala de aula. Com vista à formação continuada do professor que ensina Matemática para a Educação Básica, esta pesquisa tem por objetivo analisar a participação de professores de matemática em um grupo colaborativo, que visa proporcionar um ambiente que motive o desenvolvimento profissional dos professores, e cujo objeto de estudo são as práticas colaborativas. Adotamos a abordagem qualitativa de pesquisa e utilizaremos como instrumentos para coleta de dados observações, sessões reflexivas e entrevistas. Como metodologia, utilizaremos a pesquisa colaborativa, que busca fortalecer o diálogo entre a universidade e a escola, possibilitando aos professores da Educação Básica repensarem suas práticas pedagógicas nas aulas de Matemática. Esperamos que ao término dessa pesquisa possamos ampliar a produção de conhecimentos no campo educacional que possam subsidiar o desenvolvimento de ações escolares voltadas a Educação Matemática, visando melhorias do ensino e da aprendizagem da Matemática.

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