Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Da Intenção à Implantação: os enfrentamentos do professor paulista frente à Proposta Curricular de Matemática da década de 1980

Juliana Aparecida Rissardi Finato

Prédio: Corredor D
Sala: D1
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


A Proposta Curricular para o ensino de Matemática do Estado de São Paulo, distribuída à rede estadual de ensino em 1988, representou uma oposição, ao menos teoricamente, aos pressupostos defendidos pelos divulgadores do Movimento Matemática Moderna. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo compreender quais foram os enfrentamentos do professor de Matemática paulista diante da implantação da Proposta. Na busca por operacionalizar o desenvolvimento deste projeto, decidimos focar a cidade de Bauru como cenário da pesquisa. A metodologia empregada será a da História Oral, lançando mão de depoimentos de pessoas que participaram dessa implantação: professores de Matemática bauruenses (das séries iniciais ou finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio) e Assistentes de Apoio Pedagógico que eram responsáveis, dentro das Delegacias de Ensino, pela formação do professor mediante a organização de cursos. Depoimentos, produzidos por nós ou por outros membros do Grupo “História Oral e Educação Matemática” (GHOEM), poderão ser utilizados neste trabalho para melhor entendimento e/ou na busca por outras visões sobre o movimento de implantação da Proposta Curricular para o ensino de Matemática.

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