O Desenvolvimento do Senso Crítico à Luz da Educação Matemática Crítica: uma forma particular de pensamento e ação.
Flávia Moreira
Prédio: Corredor A
Sala: A4
Data: 2013-11-16 08:00 – 10:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Este trabalho consiste no relato de uma pesquisa de Mestrado em andamento, cujo foco é a Educação Matemática Crítica. O referencial teórico adotado é, essencialmente, procedente dos trabalhos que Ole Skovsmose define temas como Educação Matemática Crítica; Ambientes de Aprendizagem; Ideologia da Certeza (com Marcelo Borba) e Cooperação-investigativa (com Helle Alro). A pesquisa possui abordagem qualitativa e pretende o desenvolvimento do senso crítico de alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Belo Horizonte – MG, a partir de atividades que relacionam a Matemática Comercial Escolar com situações comuns da realidade, como financiamentos, promoções e interpretação de informações percentuais apresentadas em reportagens e produtos alimentícios. Na coleta de dados serão utilizados quatro instrumentos metodológicos: observação, gravação em áudio das orientações e intervenções da pesquisadora e das manifestações dos alunos; registros escritos dos alunos e grupo focal ao final da pesquisa.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.