Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Os Ginásios Vocacionais Estaduais: uma proposta da educação paulista na década de 1960.

Maria Eliza Furquim Nakamura

Prédio: Corredor D
Sala: D2
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Esta comunicação apresenta uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento no curso de Pós-graduação em Educação Matemática, UNESP de Rio Claro – SP, sob orientação de Antonio Vicente Marafioti Garnica, cujo objetivo central é investigar a proposta educacional dos Colégios Vocacionais, com um olhar voltado para o ensino de matemática.  Os Ginásios Vocacionais foram uma iniciativa educacional alternativa implantada em 1962 e extinta já em 1969 pela ditadura militar. Eram, ao todo, seis unidades escolares, uma na capital do Estado e as demais espalhadas pelo interior. A literatura disponível aponta que essa foi uma experiência ímpar, com características peculiares: adotava-se a democracia como prática pedagógica, havia baixo índice de reprovação e evasão, grande participação da comunidade e dos alunos nas decisões gerais; defendia-se a relação entre teoria e prática, a busca da formação integral do indivíduo e formas de avaliação diferenciadas, entre outras características diferenciadoras. Nesta pesquisa de doutorado, pretendemos partir de relatos orais de pessoas que vivenciaram esta iniciativa, principalmente no que se refere ao ensino e a aprendizagem da matemática, as propostas pedagógicas; e da análise de documentos disponíveis para compreender o movimento de implementação e desenvolvimento dessa proposta para o ensino secundário. Nossos pressupostos teóricos e metodológicos são aqueles que embasam as pesquisas em História Oral desenvolvidas pelo GHOEM – Grupo de Pesquisa em História Oral e Educação Matemática – e se inscrevem num projeto de maior envergadura deste grupo, aquele que pretende esboçar um mapeamento da formação e atuação de professores de matemática no Brasil.


 

 


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.