Formação de Jornalistas e Matemática: contextos e aproximações
Luciana Hiromi Yamada da Silveira
Prédio: Corredor B
Sala: B4
Data: 2013-11-15 02:00 – 04:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Escolas de jornalismo foram criadas no início do século 20, transferindo a formação do jornalista de dentro da redação para as faculdades. O currículo dos cursos de jornalismo desliza em um eixo entre habilidades técnicas e conhecimentos humanistas, de acordo com mudanças nas exigências profissionais do mercado. Rara, no entanto, é a inclusão significativa e adequada dos conhecimentos matemáticos cada vez mais recorrentes nas reportagens escritas por esses profissionais. Este artigo apresenta as observações iniciais de uma pesquisa de doutorado sobre o espaço da matemática na formação de jornalistas, contextualizando o estudo e indicando as tentativas de aproximação entre essas duas áreas.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.