Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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A Produção de Significados dos Conceitos de Variável e Incógnita por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental

Mirian Angeli

Prédio: Corredor A
Sala: A4
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O presente artigo é de um recorte teórico da minha dissertação de mestrado ainda em andamento e, tem por objetivo investigar o significado que os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental atribuem aos conceitos de variável e incógnita na Álgebra, por meio de um trabalho com atividades investigativas. A importância desse estudo é pelo fato de que muitas dificuldades surgem no trabalho desse conteúdo no Ensino Fundamental, tanto para alunos, quanto para professores, tendo em vista o fato de que as “letras” (variáveis/ incógnitas) são parte essencial da construção do pensamento algébrico. Para atingir o objetivo da pesquisa, esta se desenvolve numa linha qualitativa, configurando-se como uma metodologia de Pesquisa-ação. Estão sendo feitas observações das interações e produções dos alunos em sala de aulas, entrevistas com alguns deles no decorrer da pesquisa, além da elaboração e aplicação de atividades investigativas. Dentre os referenciais teóricos que dão base à pesquisa cito Ponte, que realiza estudos acerca da Álgebra em Portugal, Lins e Gimenez, que em seu livro Aritmética e Álgebra para o século XXI, fazem um estudo sobre a álgebra escolar, entre outros autores. Ainda, como fundamento teórico para identificar o significado atribuído aos conceitos de variável e incógnita, faço uso dos estudos de Eduardo Fleury Mortimer acerca de Perfil Conceitual, usando como base para isso o trabalho feito por Ribeiro, onde trabalha com perfis conceituais para os multisignificados de equações. Este recorte teórico nos apresenta motivos para uma atenção com o ensino e aprendizagem da Álgebra, dando ênfase à produção de significados algébricos pelos alunos e levando em consideração que atividades que visem a investigação podem surtir mais efeito nesse processo.

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