Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A Formação Matemática no Curso de Pedagogia: algumas reflexões

Patrícia Corrêa Santos

Prédio: Corredor D
Sala: D4
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar a formação matemática do licenciando em Pedagogia da UNEB - Campus X, de Teixeira de Freitas - BA. A pesquisa está sendo realizada para a elaboração da dissertação do programa de Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional da Faculdade Vale do Cricaré - FVC. Por ser uma pesquisa qualitativa caracterizada por um estudo de caso, para o seu desenvolvimento e a fim de alcançar o objetivo proposto, alguns dos envolvidos com o curso em referência, como professores que ministram alguma disciplina na área de Matemática, coordenador do colegiado de Pedagogia, alunos do curso e egressos que já estão atuando como professores, serão investigados no que se refere ao tema estudado, ressaltando desta forma a contribuições de Lüdke e André (1986). Para completar o estudo, está sendo feito um levantamento bibliográfico e documental a fim de analisar teorias que regem a educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental, quais são os objetivos do ensino da Matemática neste ciclo e um estudo da grade curricular do curso de Pedagogia, no que concerne a Matemática. Ao termino do trabalho, pretende-se produzir um material que possa subsidiar a organização e reorientação do curso de Pedagogia investigado e responder a questão que incentivou a produção deste trabalho, “Como se dá na atualidade a formação inicial em Matemática do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental?”.
Palavras-chave: Conhecimento Matemático. Formação inicial. Ensino de Matemática.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.