Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Um Diagnóstico da Aprendizagem das Elipses no Ensino Médio

José Cícero Santos

Prédio: Corredor C
Sala: C5
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


A partir de uma preocupação com a aprendizagem da Geometria Analítica, pretende-se, com esta pesquisa, Diagnosticar a aprendizagem das elipses em alunos do Ensino Médio. Escolheu-se um grupo de alunos para analisar se conseguem fazer a passagem entre os registros algébricos, gráficos e da língua materna, no caso das elipses, bem como em qual dessas passagens mostram maior dificuldade. Para obter respostas a esses questionamentos, será aplicado um teste diagnóstico em um grupo de alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública do Estado de São Paulo. Este teste foi elaborado à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (1995), que também servirá de base para a análise dos protocolos. Escolheu-se essa teoria, porque acredita-se que um sujeito aprende fatos básicos relacionados a um objeto matemático quando é capaz de realizar a passagem, que Duval chama de conversão, entre representações desse objeto em diferentes sistemas semióticos.

Palavras-Chave: Elipses. Ensino Médio. Duval. Conversão.

 


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.