Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Avaliação: ponte, escada ou obstáculo? Saberes Sobre Práticas Avaliativas nos Cursos de Licenciatura em Matemática

Nilson de Matos Silva

Prédio: Corredor D
Sala: D3
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Resumo: A avaliação, queiramos ou não, faz parte da prática profissional docente escolar. O professor de Matemática deve, de alguma forma, avaliar seus alunos, seguindo as orientações e normas da instituição onde trabalha, de acordo com os princípios e possibilidades nelas delineados, incluindo, implícita ou explicitamente, suas próprias concepções. Estas, por sua vez, costumam se formar a partir das experiências do professor com os processos avaliativos a que foi submetido durante a vida estudantil (seja na escola, seja no processo de formação profissional). Esta pesquisa é uma investigação sobre a formação do professor que ensina Matemática quanto aos saberes a respeito da avaliação da aprendizagem em sala de aula de Matemática da escola. Para o desenvolvimento da pesquisa, partimos de um levantamento das várias concepções teóricas existentes sobre a avaliação e analisamos dois aspectos do problema: 1) Como os saberes sobre avaliação da aprendizagem se inserem no currículo de formação na licenciatura? 2) Com que saberes sobre avaliação os licenciandos terminam a formação inicial em Matemática e iniciam sua prática docente na Educação Básica? Os sujeitos são formandos do curso de licenciatura em Matemática de uma instituição estadual de ensino superior da região metropolitana de Belo Horizonte. Para a coleta dos dados relativos à pesquisa de campo, utilizou-se um questionário e uma entrevista semi-estruturada. Quanto aos currículos examinados em relação ao primeiro item acima, cobrimos um espectro razoavelmente amplo, a partir de acesso on line.

Palavras-chave: Educação Matemática. Formação Docente. Saber Docente. Avaliação da Aprendizagem Matemática.

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