Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Elaboração de problemas combinatórios por professores do Ensino Fundamental e Médio

Maria de Jesus Gomes da Cunha

Prédio: Corredor D
Sala: D3
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Resumo do trabalho: O presente estudo como objetivo geral buscou investigar  estratégias de professores ao produzir problemas combinatórios a partir da explicitação dos invariantes (características) de cada tipo de problema combinatório, das representações escritas por alunos ao resolverem problemas combinatórios e das situações(tipos de problemas: arranjo, combinação, permutação e produto cartesiano). O instrumento de coleta utilizado foi uma entrevista semiestruturada na qual buscamos informações sobre a formação inicial e continuada do professor, atuação profissional e o conhecimento da Combinatória para produzir problemas. Para o presente estudo piloto foi aplicada uma entrevista com dois professores da rede municipal de Recife e da rede estadual de Pernambuco, que lecionam nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A pesquisa está em andamento e os resultados preliminares indicaram que os professores pesquisados apresentam bastante dificuldade em relacionar os invariantes (características dos problemas combinatórios) aos tipos de problemas (arranjo, combinação, permutação e produto cartesiano). Em relação à produção de problemas combinatórios foi mais fácil a elaboração a partir das representações. Os professores tiveram dificuldade ao elaborar problemas a partir dos invariantes e das situações. O tipo de problema que mais tiveram dificuldade de elaborar foi o de combinação. Ao tentarem relacionar em diferentes contextos os problemas, elaboraram sem relação com a Combinatória e consideraram princípio multiplicativo como um tipo de problema. Os resultados indicam a necessidade de formação continuada específica na rede de ensino a fim de melhorar o conhecimento da Combinatória e o desempenho dos professores.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.