Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Currículos de Matemática no Ensino Médio: significados que professores atribuem a uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem desenvolvida à luz da Educação Matemática Crítica.

Júlio César Gomes de Oliveira

Prédio: Corredor D
Sala: D1
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar significados que professores de Matemática do Ensino Médio atribuem a uma proposta desenvolvida à luz da Educação Matemática Crítica (EMC), ao se engajarem no desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem de Medidas Estatísticas. A pesquisa será realizada com professores de Matemática do Ensino Médio. Por meio de discussões e observações que serão gravadas e filmadas, investigaremos quais significados sobre currículo esses professores do Ensino Médio produzem no desenvolvimento de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem de Medidas Estatísticas na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Para isso, na análise dos dados, será realizada a triangulação das informações coletadas. A pesquisa terá como fundamentação teórica Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA), algumas Teorias de Currículo e a Educação Matemática Crítica. Esperamos identificar os significados que o professor atribui a uma proposta que pressupomos que atualmente quase não está sendo abordada nos livros do PNLD (2012). Consequentemente, pretendemos contribuir para mudanças de avaliação dos livros didáticos, bem como promover reflexões sobre possibilidades de formação de professores.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.