Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Análise da aprendizagem de conceitos básicos de probabilidade de estudantes cegos e videntes mediada por uma maquete tátil

MÁRCIA ALESSANDRA GUIMARÃES

Prédio: Corredor A
Sala: A1
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Objetiva-se com esta pesquisa analisar a aprendizagem por alunos cegos e videntes, no ambiente escolar, de conceitos básicos de probabilidade mediada pela maquete tátil desenvolvida por Vita (2012). Tem-se como objetivos específicos: avaliar a potencialidade desse instrumento como mediador da aprendizagem desses alunos e investigar a interação entre alunos cegos e videntes. Salienta-se que a maquete tátil é composta por tarefas e artefatos (tabuleiro 3D, colmeias, cartas, brinquedos). A pesquisa será realizada numa escola do ensino médio da rede estadual na cidade de Itabuna-BA com aplicação das tarefas com duplas duplas de videntes (estudo piloto) bem como de alunos videntes e cegos (estudo principal), . Os dados serão coletados por meio de equipamento audiovisual e registros escritos (alfabeto convencional e Braille) pelos alunos. Os resultados serão analisados de forma qualitativa tendo como base teórica o modelo de letramento probabilístico de Gal, e a Abordagem Instrumental de Rabardel por meio do Modelo das Situações de Atividades Coletivas Instrumentadas, adaptado por Vita. Em relação a análise da mediação como o meio de acesso ao conhecimento pelo estudante, utilizaremos a teoria sócio histórico cultural de Vygotsky. Esperamos que essa pesquisa desenvolvida no ambiente escolar, possa contribuir para constatar que o instrumento desenvolvido para a aprendizagem de estudante NEE pode ser também mediador da aprendizagem de estudantes videntes. 


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