Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Um Solo em Constituição, Compreendendo uma Licenciatura em Matemática a Distância.

Flávio de Souza Coelho

Prédio: Corredor C
Sala: C4
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


A proposta deste texto é trazer alguns aspectos de um estudo de doutoramento em Educação Matemática focando a Educação a Distância (EaD), um fenômeno, com intenções voltadas à formação do educador matemático no espaço hipermídico. Ocupando-nos com uma licenciatura a distância em Matemática, oferecida pela Universidade Federal de Juiz de fora (UFJF), Minas Gerais (MG), Brasil, escolhemos o polo da cidade de Timóteo (MG) para  constituição de vivências reflexivas. Com essas, a EaD tem se mostrado em aspectos que se perfilam para além da literatura  ingênua  que a assume  apenas como uma ação política de levar, conduzir uma licenciatura para regiões geograficamente afastadas de um centro físico universitário. Nesse estudo compreendemos fenômeno como aquilo que se mostra (BICUDO, 2010), e essa  modalidade de licenciatura, é compreendida em horizonte de aconteceres, de desconhecimento aberto (HUSSERL, 2012). Faz-nos sentido, portanto, vê-la em seu mundo circundante (HEIDEGGER, 2000). Apresentamos, como conclusões/sínteses abertas desse estudo, a EaD  em aspectos tomados em suas materialidades ancoradouras do fluir onde dimanam os vividos que possibilitam o estar-com-o-outro, nesse espaço. Intencionamos, nesse caminho, refletir  acerca da ligação entre pessoas  em um curso viabilizado pelo uso da comunicação via internet e as telas informacionais que apresentam textos, sons, imagens.


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