Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

As Demandas de Formação Matemática do Professor dos Anos Iniciais e o Currículo do Curso de Pedagogia: a compatibilidade é (im)possível?

Maria de Lourdes Melo Reis Maia

Prédio: Corredor D
Sala: D3
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este projeto de pesquisa de mestrado profissional em Educação Matemática se inquieta com a formação matemática do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental no curso de Pedagogia. Assim, o objetivo deste projeto é buscar um entendimento de como se equacionam as seguintes variáveis: as demandas da formação matemática na prática docente nos anos iniciais da escolarização e o tempo curricular dedicado a essa formação no currículo do curso de Pedagogia. Essa preocupação nos fez chegar a três questões de investigação, que são as seguintes: Quais são as demandas de formação matemática nos cursos de Pedagogia, tendo em vista o trabalho de docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Qual é o tempo curricular dedicado à formação matemática nos cursos de pedagogia? É possível atender as demandas de formação dentro do tempo curricular existente? Se não, quais seriam as dificuldades para compatibilizar o tempo curricular com as demandas de formação? Para a realização dessa pesquisa, propomos uma analise na literatura especializada de alguns autores do campo da Educação Matemática, coletando os resultados de pesquisas empíricas e estudos teóricos que se referem a aspectos fundamentais dos processos de ensino e de aprendizagem da matemática dos anos iniciais da escolarização básica. Como também as recomendações dos PCN Matemática referentes aos quatro eixos do conhecimento matemático a ser trabalhado nos ciclos iniciais do Ensino Fundamental por constituir uma fonte privilegiada de informações, entre outros documentos e entrevistas semi-estruturadas com coordenadores de curso.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.