Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A noção de infinito na educação básica: reflexões e proposta

Luiz Marcos Cavalcanti Pereira

Prédio: Corredor C
Sala: C5
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-11-25

Resumo


O  conceito  de  infinito  está  relacionado  com  muitos  outros  conceitos  na  matemática  e  sua importância  para  dar  sentido  a  esses  conceitos  é  inegável  como  mostram  o  trabalho  de  Cornu  (1983),  os trabalhos de Resende  (1994) e Resende(2003) que citam o conceito de infinito como um dos obstáculos epistemológicos para o conceito de limite e a noção básica necessária para os cursos introdutórios do cálculo, no  ensino  superior,  respectivamente.  Entretanto,  nossa  pesquisa  tem  indicado  a  pouca  atenção  dada  ao assunto  nos  livros  didáticos  do  ensino  fundamental  e  médio.   Nesse  trabalho  procuraremos  identificar  os obstáculos de origem epistemológica, histórica e didática relacionados com o conceito de infinito, bem como buscaremos conhecer, também, quais são as concepções espontâneas , identificar as imagens de conceito que estão relacionadas e que são trazidas  por alguns    professores que atuam na rede pública e privada do estado do Rio de Janeiro, na educação básica.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.