A noção de infinito na educação básica: reflexões e proposta
Luiz Marcos Cavalcanti Pereira
Prédio: Corredor C
Sala: C5
Data: 2013-11-15 08:00 – 10:00
Última alteração: 2013-11-25
Resumo
O conceito de infinito está relacionado com muitos outros conceitos na matemática e sua importância para dar sentido a esses conceitos é inegável como mostram o trabalho de Cornu (1983), os trabalhos de Resende (1994) e Resende(2003) que citam o conceito de infinito como um dos obstáculos epistemológicos para o conceito de limite e a noção básica necessária para os cursos introdutórios do cálculo, no ensino superior, respectivamente. Entretanto, nossa pesquisa tem indicado a pouca atenção dada ao assunto nos livros didáticos do ensino fundamental e médio. Nesse trabalho procuraremos identificar os obstáculos de origem epistemológica, histórica e didática relacionados com o conceito de infinito, bem como buscaremos conhecer, também, quais são as concepções espontâneas , identificar as imagens de conceito que estão relacionadas e que são trazidas por alguns professores que atuam na rede pública e privada do estado do Rio de Janeiro, na educação básica.
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