O Desenvolvimento do Raciocínio Geométrico em Atividades Investigativas com Uso do Computador
Prédio: Corredor A
Sala: A3
Data: 2013-11-16 08:00 – 10:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Resumo : O objetivo desta pesquisa é analisar uma sequência didática utilizada para o ensino de semelhança de figuras geométricas que contemple atividades investigativas e o uso do computador visando ao desenvolvimento do raciocínio geométrico, tendo como referência os níveis de van Hiele. A motivação em abordar tal temática deve-se ao fato da geometria continuar sendo relegada a um segundo plano no contexto escolar, apesar de sua importância na formação matemática do estudante. A intenção de vincular recursos computacionais tem ao mesmo tempo um caráter lúdico e uma possibilidade de, respeitando estágios de desenvolvimento dos estudantes, possibilitar avanços nesses níveis de conhecimento, onde a tecnologia contribuiu no feedback imediato, favorecendo uma postura investigativa, consequentemente enriquecendo a aprendizagem. A pesquisa será exploratória, descritiva com abordagem qualitativa, por meio do método pesquisa-ação realizada em uma escola da rede pública do município de Vila Velha. A intenção é criar atividades investigativas e exploratórias na perspectiva de Ole Skovsmose e João Pedro da Ponte, criando oportunidades para a aprendizagem e analisar as contribuições das atividades propostas para o avanço nos níveis de pensamento geométrico de van Hiele.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.