Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Um estudo de dificuldades na representação de funções numa perspectiva de articulação entre matemática e física

Rogério Cardoso Batista

Prédio: Corredor C
Sala: C5
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar dificuldades de aprendizagem na representação da função afim, por alunos do primeiro ano do ensino médio. Para isso, analisaremos situações-problema que possibilitam articulações entre física e matemática, diante das quais os estudantes poderão fazer uso de vários registros de representação. Desse modo, será elaborada e aplicada uma sequência didática com atividades que possibilitem tratamentos e conversões envolvendo diferentes registros de representação semiótica. Nas experimentações serão exploradas atividades de cinemática sobre movimento uniforme para análise de posições em função do tempo. Na realização dessas atividades serão analisados registros de representação semiótica, bem como as transformações (tratamentos e conversões) realizadas. Esperamos que esta pesquisa contribua com os estudos sobre a aprendizagem do conceito de função afim, em nível de Ensino Médio, em particular com aquelas que investigam possibilidades de articulação da Matemática com outras áreas do conhecimento.



Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.