Introdução ao Conceito de Função: uma discussão a partir de uma proposta com o software SimCalc no Ensino Fundamental
Prédio: Corredor C
Sala: C2
Data: 2013-11-16 08:00 – 10:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Consideramos que o conceito de função ocupa um lugar de destaque dentre os conteúdos previstos para o ensino de Matemática, tendo em vista que permeia toda a Educação Básica se estendendo a muitas áreas do ensino superior. No entanto, ainda são muitas as dificuldades apontadas por pesquisas no que se refere à compreensão desse conceito. Nessa perspectiva, temos como objetivo nesta pesquisa analisar quais são as potencialidades do software SimCalc na construção do pensamento funcional, tendo como base teórica os Obstáculos Epistemológicos para o ensino de função descritos por Sierpinska. A pesquisa será de cunho qualitativo, sob a abordagem das Situações Didáticas propostas por Brousseau. O trabalho será realizado com oito alunos do 8º ano de uma escola municipal da cidade de Campinas, São Paulo.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.