Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Formação Continuada de Professores de Matemática: o caso dos egressos do PROFMAT

José Vilani de Farias

Prédio: Corredor D
Sala: D4
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


A preocupação com a formação continuada de professores de matemática está inserida no debate que se trava quando abordamos a melhoria na qualidade do ensino básico das escolas públicas. O objeto de estudo dessa pesquisa é  um curso de  formação continuada de  professores em nível de mestrado, o  Mestrado  Profissional em  Matemática  em  Rede  Nacional  -  PROFMAT.  Para  conhecer  e  compreender  a  organização  desse mestrado,  analisaremos  os  documentos  oficiais  do  programa  bem  como  aqueles  constituídos  ao  longo  da pesquisa.  Para  a  análise  consideraremos  o  seguinte  referencial:  a  teoria  do  sociólogo  Pierre  Bourdieu, principalmente em relação aos conceitos de campo e capital; e estudos a respeito da formação continuada de professores.  A  análise  buscará  identificar  elementos  que  caracterizam  as  relações  entre  a  matemática acadêmica  e  a  matemática  escolar  nos  seguintes  aspectos:  a  idealização,  a  construção,  a  organização  do programa,  os  objetivos  propostos,  a  organização  da  grade  curricular,  o  funcionamento  do  PROFMAT  e  a orientação  para  o  Trabalho  de  Conclusão  do  Curso.  Buscaremos  identificar  elementos  que  caracterizam  o PROFMAT  como  um  programa  que  se  aproxima  ou  se  afasta  do  que  preconiza  as  recentes  pesquisas  a respeito da formação docente, e, por outro  lado,  avaliar  em que medida a teoria do campo de Bourdieu pode elucidar esta questão da matemática acadêmica e da matemática escolar na formação do professor.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.