Formação Continuada de Professores de Matemática: o caso dos egressos do PROFMAT
José Vilani de Farias
Prédio: Corredor D
Sala: D4
Data: 2013-11-15 04:30 – 06:30
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
A preocupação com a formação continuada de professores de matemática está inserida no debate que se trava quando abordamos a melhoria na qualidade do ensino básico das escolas públicas. O objeto de estudo dessa pesquisa é um curso de formação continuada de professores em nível de mestrado, o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT. Para conhecer e compreender a organização desse mestrado, analisaremos os documentos oficiais do programa bem como aqueles constituídos ao longo da pesquisa. Para a análise consideraremos o seguinte referencial: a teoria do sociólogo Pierre Bourdieu, principalmente em relação aos conceitos de campo e capital; e estudos a respeito da formação continuada de professores. A análise buscará identificar elementos que caracterizam as relações entre a matemática acadêmica e a matemática escolar nos seguintes aspectos: a idealização, a construção, a organização do programa, os objetivos propostos, a organização da grade curricular, o funcionamento do PROFMAT e a orientação para o Trabalho de Conclusão do Curso. Buscaremos identificar elementos que caracterizam o PROFMAT como um programa que se aproxima ou se afasta do que preconiza as recentes pesquisas a respeito da formação docente, e, por outro lado, avaliar em que medida a teoria do campo de Bourdieu pode elucidar esta questão da matemática acadêmica e da matemática escolar na formação do professor.
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