Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Jogos de Combinatória: Uma proposta para a formação inicial de professores

Jose Carlos Thompson Silva

Prédio: Corredor D
Sala: D2
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Neste trabalho procuramos realizar um estudo investigativo junto a licenciandos do IFES de Vitória, inseridos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid, com a finalidade de investigar saberes explicitados por licenciandos de matemática ao produzir jogo matemático e suas atividades relacionadas sobre análise combinatória. Num primeiro momento, a pesquisa teve uma abordagem de caráter exploratório, por meio de levantamento bibliográfico sobre produções nessa área em que se articulará Análise Combinatória, jogos matemáticos e formação inicial de professores de matemática. Num segundo momento,  estamos coletando dados por meio de entrevistas (conversas) e oficinas com um grupo de licenciandos em matemática do Ifes/Vitória inserido no Pibid com os quais pretende-se desenvolver sequências didáticas utilizando jogo matemático para o estudo exploratório de Análise Combinatório. 


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.