Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Integração Curricular em um Curso Técnico Integrado com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos: um olhar a partir das Comunidades de Prática

Alex Jordane

Prédio: Corredor A
Sala: A2
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este artigo apresenta as conclusões de uma pesquisa de doutoramento, que surgiu das inquietações acerca da efetivação de um currículo integrado, em um Curso Técnico Integrado com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - CIEJA, no Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes. Integração é um processo, no qual a educação geral deve ser parte inseparável da educação profissional nos campos onde há a preparação para o trabalho, focando no trabalho como princípio educativo, direcionando para a superação da dicotomia trabalho manual/trabalho intelectual, educação geral para as elites/educação para o trabalho para os desamparados, pensamento/ação, teoria/prática e, apontando para a formação de trabalhadores capazes de atuar como dirigentes e cidadãos. O caminho epistemológico trilhado teve início com a base teórica que sustenta o Proeja, além das discussões acerca das Comunidades de Prática, que trouxeram novas lentes e me ajudaram a entender melhor os processos de constituição do currículo integrado. A pesquisa se orientou pela pergunta: Como as características das comunidades de prática, que surgem em uma sala de aula do CIEJA-Edificações, podem contribuir no processo de construção de um currículo integrado? Dentre as questões mais significativas destaco: a perspectiva dialógica; a atenção especial às experiências vivenciadas pelos alunos; o uso de atividades que incentivam os alunos a explorarem novos caminhos e territórios; as novas práticas, ou de práticas limites, que provocam um reorganização nas comunidades; o surgimento de práticas limites; e a consideração de que a integração tem como protagonista principal o próprio aluno.

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