Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Construindo Significados para o x do Problema

Márcia Azevedo Campos

Prédio: Corredor A
Sala: A4
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este estudo tem por objetivo investigar o possível efeito que uma intervenção de ensino, pautada numa atividade lúdica, pode exercer sobre a compreensão dos conteúdos de álgebra e de sua linguagem por alunos do 7º. ano do Ensino Fundamental. Para subsidiar o estudo teoricamente, lançaremos mão da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (1986) e da Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Duval (2003). Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo experimental, o qual será realizado com duas turmas de 7o ano de uma escola pública de Vitoria da Conquista. Uma das turmas comporá o Grupo Experimental (GE) e a outra turma servirá de Grupo Controle (GC). Os dois grupos responderão, em simultâneo, a três instrumentos diagnósticos: pré, intermediário e pós-testes. Intercalados a estes testes será desenvolvida com o GE uma atividade lúdica do tipo jogo, focando conceitos algébricos enquanto que o GC continuará as aulas normalmente com o professor da classe (apresentação dos conteúdos algébricos, acompanhados de exercício). Analisaremos se a aplicação da atividade lúdica desenvolvida com o GE trará resultados de desempenhos positivos diferenciados em relação ao GC. Igualmente serão comparadas e classificadas as estratégias utilizadas pelos dois grupos para resolver os problemas propostos nos instrumentos diagnósticos. Por fim, serão também analisados o material produzido pelo GE durante a intervenção de ensino, previstos nas etapas do jogo.

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