Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Avaliação em Larga Escala: concepções de Professores que Ensinam Matemática

André Ricardo Cola

Prédio: Corredor A
Sala: A4
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este trabalho tem como objetivo investigar as concepções acerca de avaliação em larga escala de professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental de uma rede municipal de ensino localizada no Estado de São Paulo. A pesquisa será desenvolvida em uma abordagem qualitativa por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas aplicados aos sujeitos participantes. Um referencial teórico que sustente as análises das respostas foi adotado com base em autores que possuem trabalhos sobre (i) avaliação: PERRENOUD, FERNANDES, HOFFMANN; (ii) avaliação em Educação Matemática: SAMESHIMA, VALENTE, BURIASCO e SOARES; e (iii) avaliação em larga escala: VIANNA, LOCATELLI. Após a articulação entre os autores citados e os resultados que serão obtidos por meio dos dados coletados, será possível identificar as concepções dos professores sobre avaliação externa e em larga escala. Tais resultados, ainda que não sejam conclusivos, ampliam nosso entendimento a respeito da visão desses professores sobre esse tipo de avaliação, fornecendo um importante e significativo conjunto de informações, tanto do ponto de vista da articulação com a teoria quanto da prática educativa.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.