O Método Papy no Colégio de São Bento: um olhar sobre os motivos de sua adoção
Leticia Maria Ferreira da Costa
Prédio: Corredor B
Sala: B2
Data: 2013-11-15 08:00 – 10:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
O presente trabalho pretende contribuir com o campo da História das disciplinas escolares, mais especificamente com a História do Ensino de Matemática, no Rio de Janeiro. Na década de 1970, em plena aplicação quase compulsória do Movimento da Matemática Moderna e dos manuais sugeridos pelos órgãos de competência, o Colégio de São Bento do Rio de Janeiro optou por adotar a matemática moderna de George Papy, método que perdurou no colégio por mais de três décadas. A introdução do Método no colégio se deu através do monge professor e coordenador de Matemática, Dom Ireneu Penna. Pretendo neste trabalho apresentar os conteúdos de matemática que figuravam no programa do colégio nesta época, além de apontar alguns dos motivos subjacentes à conduta de Dom Ireneu de não seguir os manuais tradicionais e optar pelo Método Papy. A análise se dá por meio de fontes primárias - em especial o acervo escolar de um ex-aluno – assim como de fontes secundárias – jornais da época, entrevistas, acervo pessoal de Dom Ireneu – e depoimentos de ex-alunos e ex-professores.
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