CYBERFORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: INVESTIGANDO POSSIBILIDADES PARA O PIBID
Prédio: Corredor C
Sala: C1
Data: 2013-11-15 08:00 – 10:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
O presente trabalho apresenta aspectos teóricos e metodológicos de uma pesquisa, em nível de doutorado, que investiga a Cyberformação de Professores de Matemática (ROSA, 2011) como uma possibilidade no que se refere ao contexto de formação inicial docente dos acadêmicos que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/MATEMÁTICA/URI, campus de Santo Ângelo/RS. A Cyberformação (ROSA, 2011) é uma concepção de formação de professores de que considera o uso de tecnologias como um potencializador da cognição matemática e que se constitui pelo entrelaçamento entre as dimensões matemática, pedagógica e tecnológica. Sob essa perspectiva, elaboramos e apresentamos a proposta a ser desenvolvida com os acadêmicos bolsistas em formação inicial e que tem como desafio discutir, planejar e coproduzir aulas de matemática com TIC para o estudo e ensino de Funções. A partir dos resultados desta pesquisa, buscamos apresentar contribuições, bem como retratar os desafios a serem vivenciados pelos acadêmicos em formação inicial docente, em um processo de Cyberformação, envolvendo o uso de Tecnologias Digitais (TD) para a formação específica, pedagógica e tecnológica do futuro professor de Matemática.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.