Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Análise das Estratégias Utilizadas pelos Alunos da Educação Básica na Resolução de Questões sobre Números Racionais na Avaliação do SARESP/Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo.

Rosivaldo Severino dos Santos

Prédio: Corredor A
Sala: A4
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar as estratégias utilizadas pelos alunos da Educação Básica ao responderem questões sobre números racionais na avaliação do SARESP/Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. A partir dos descritores da matriz de referência do SARESP no que diz respeito aos números racionais e dos boletins pedagógicos divulgados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, elaboramos um instrumento com dez itens espelho e aplicamos em quatro turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, perfazendo um total de 108 alunos. Para alcançarmos o nosso objetivo, utilizamos como aporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais (Vergnaud, 1991), por oferecer uma estrutura que possibilita estudar as filiações e rupturas entre conhecimentos e relações existentes entre os conceitos envolvidos no estudo. Uma primeira análise desses resultados sugere que os alunos dessa amostra apresentam dificuldades ao tratarem os números racionais na representação fracionária e ao responderem os itens do instrumento de pesquisa, uma vez que a média de acertos do instrumento de pesquisa foi de 4,8 questões.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.