Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

TENDENCIAS EM EDUCAÇÃO E MODELAGEM MATEMATICA

Angela Afonsina Souza Barbosa

Prédio: Corredor A
Sala: A5
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Neste artigo, apresento uma articulação da modelagem matemática, com as ideias de Demerval Saviani, contextualizando, historicamente, os movimentos da Educação e os da Educação Matemática. Sob o olhar dos movimentos, apresento produções dos professores, de Matemática do Estado do Paraná, que participaram do Programa de desenvolvimento Educacional – PDE,  salientando a preocupação desses em buscar alternativas para ampliar as possibilidades de ensino e de aprendizagem. As ações desenvolvidas tiveram, como estratégia de ensino, a Modelagem Matemática e foram desenvolvidas, nas escolas publicas do Estado. Apresento o Programa de formação PDE que deu origem as produções estudadas. Nas considerações finais, destaco as contribuições dos Professores autores salientando dois elementos que se repetem em todos os trabalhos, questão geradora de discussão e socialização das ideias. O estudo aqui apresentado tenta trazer contribuições para Educação Matemática e para Modelagem Matemática abrindo horizontes para outras pesquisas nos dois campos. 


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.