Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Investigando a autoeficácia matemática na Educação de Jovens e Adultos: um estudo com alunos do Ensino Médio de Divinópolis (MG)

Carolina Soares Rodrigues

Prédio: Corredor C
Sala: C5
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Resumo do trabalho. Apresentamos aqui uma pesquisa, iniciada nesse ano, cujo propósito é investigar como um conjunto tarefas matemáticas, construídas com base nos estudos de Bandura sobre autoeficácia, contribui/influencia a forma como alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos se percebem enquanto aprendizes de Matemática. Para isso, em uma abordagem qualitativa, serão realizados estudos de caso tendo em vista duas unidades de análise: a classe e o aluno. Participarão do estudo, alunos de uma turma do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública de Divinópolis (MG). Os dados serão coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, registros produzidos pelos alunos, diário de campo da pesquisadora, e videogravação de algumas aulas ao longo de cerca de um ano letivo, em encontros semanais. Espera-se que os resultados proporcionem uma melhor compreensão da percepção que o estudante possui sobre sua própria competência matemática, bem como sobre o papel das experiências escolares sobre a constituição das crenças de autoeficácia matemática. Além disso, o estudo almeja ampliar as discussões acerca da Educação Matemática de Jovens e Adultos, tanto no sentido de compreender melhor aspectos que influenciam sua aprendizagem quanto na elaboração de propostas de ensino de Matemática mais adequadas às suas demandas. A partir dessa pesquisa, pretendemos gerar um produto educacional que reúna as reflexões e resultados de modo a iluminar/orientar a prática de professores de Matemática que atuam na EJA, e a formação dos futuros professores de Matemática.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.