Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A atuação do tradutor intérprete de Libras na aprendizagem matemática de surdos no ensino fundamental

Ana Carolina Machado Ferrari

Prédio: Corredor A
Sala: A1
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-29

Resumo


Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo investigar os limites, possibilidades e implicações da atuação do tradutor intérprete de Libras na aprendizagem Matemática de surdos em salas de aula do Ensino Fundamental. O universo da pesquisa compreendeu duas turmas de Educação de Jovens e Adultos, EJA, formada apenas por alunos surdos, e outras duas, de ensino regular, composta por alunos surdos e ouvintes, pertencentes a duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. A estratégia de trabalho seguiu os moldes usuais de uma pesquisa qualitativa em Educação, com observações in loco, registradas em áudio e em vídeo, diário de campo e realização de entrevistas com os professores de matemática, com os intérpretes de Libras e com os alunos surdos. Para a análise dos dados foram selecionados alguns episódios ocorridos em sala de aula, bem como trechos das entrevistas com professores ouvintes, intérpretes de Libras e com alunos surdos. Os dados foram interpretados e analisados com base nos referenciais teóricos adotados para o estudo. Como a pesquisa encontra-se em desenvolvimento, tem-se a expectativa de que, ao final do trabalho, possa se promover uma discussão sobre implicações pedagógicas decorrentes deste estudo, contribuindo para o campo da Educação Matemática de surdos.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.