A Análise Combinatória na Formação de Professores que Ensinam Matemática: um estudo diagnóstico
Prédio: Corredor D
Sala: D2
Data: 2013-11-15 02:00 – 04:00
Última alteração: 2013-10-29
Resumo
O presente estudo propõe investigar o desempenho e estratégias apresentadas por professores que ensinam Matemática no estado da Bahia ao lidar com problemas envolvendo Análise Combinatória. Para tanto realizaremos uma pesquisa de campo que consistirá da aplicação de um instrumento diagnóstico, o qual será composto por problemas de Produto Cartesiano, Arranjo, Combinação e Permutação, todos com aplicação em situações da realidade. Este instrumento será analisado primeiramente de forma quantitativa, considerando aqui a quantidade de acertos das questões propostas no instrumento como todo e em cada um dos tipos de problemas. No segundo momento a análise será de cunho qualitativo, quando as estratégias de solução utilizadas pelos professores serão classificadas. Para subsidiar nossa pesquisa teremos como base teórica a Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 1986, 1991, 2009), especialmente no campo das estruturas multiplicativas. Além dessa teoria, também faremos uma revisão da literatura, quando discutiremos os estudos de Borba (2009, 2010), Batanero, et al (1996), Alves (2012), Nunes e Bryant (1997), entre outros.
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