Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O Ensino de Matemática via Resolução de Problemas: Investigando estratégias em um estudo piloto

Louise dos Santos Lima

Prédio: Corredor A
Sala: A3
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Apresentamos o estudo piloto da Dissertação de Mestrado, em desenvolvimento, sobre o Ensino via Resolução de Problemas, no caso particular de problemas que estimulem a generalização. Um dos pressupostos da pesquisa é que a resolução de problemas não deve se restringir apenas ao que tange à aplicação de exercícios para fixar o conteúdo, mas que pertence a uma esfera muito mais ampla que a dos exercícios, levando o aluno a pensar e estruturar a situação que é apresentada. Utilizando a metodologia de Ensino via Resolução de Problemas para aplicação de atividades, junto à discussão de notícias cotidianas e à formulação de problemas pelos próprios alunos, relatamos uma experiência aplicada e apresentamos a análise das estratégias utilizadas por alunos do 9° ano do Ensino Fundamental.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.