Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Matemática Discreta na Formação do Tecnólogo em Análise de Sistemas: desafios, possibilidades e perspectivas didático-pedagógicas

Jefferson Biajone

Prédio: Corredor D
Sala: D5
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este trabalho de tese de doutorado em andamento emergiu dos desafios de se ser um professor de Matemática Discreta num curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas sem uma devida compreensão do efetivo papel que essa disciplina possui na formação matemática desse profissional das ciências da computação. Questionamentos sobre o que, porque, para que e como ensinar Matemática Discreta para esse curso superior consubstanciaram a hipótese de trabalho de que uma abordagem alternativa de ensino poderia de alguma forma contribuir para atender às necessidades formativas futuras  que esse tecnólogo poderia ter da matemática discreta no exercício de sua profissão, bem como deslanchar toda uma possibilidade de desenvolvimento profissional do próprio professor-pesquisador. A abordagem escolhida foi a Aprendizagem por Problemas, sendo pesquisa-ação a metodologia da pesquisa cuja questão “que contribuições didático-pedagógicas a Aprendizagem de Problemas pode trazer para a formação em Matemática Discreta do futuro tecnólogo em Análise de Sistemas?” foi inicialmente orientada para ser desenvolvida em torno de dois eixos, a saber, 1) no que a aprendizagem por problemas pode efetivamente contribuir para a formação em Matemática Discreta do tecnólogo em Análise de Sistemas? e 2) no que a aprendizagem por problemas pode efetivamente contribuir para a melhoria do desenvolvimento profissional do professor-pesquisador? Espera-se que o estudo não só encaminhe os desafios que lhe deram origem, como também contribua para explorar possibilidades e perspectivas didático-pedagógicas advindas de uma educação matemática discreta intermediada por problemas em um curso de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.