Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Práticas Curriculares em torno da Disciplina Escolar Matemática no Ensino Médio: o caso de um Instituto Federal

ANTONIO DO NASCIMENTO GOMES

Prédio: Corredor B
Sala: B2
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O Ensino Médio brasileiro sempre careceu de identidade em relação ao seu papel formador da juventude, oscilando entre a preparação para o mundo do trabalho e o ingresso na Educação Superior. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) foram produzidos como texto curricular nesse cenário de indefinições. Mais recentemente temos a publicação das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2006) e as Novas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (2011), essas últimas propondo, de forma mais sistemática, a organização do Ensino Médio em áreas do conhecimento e trazendo a disciplina-área Matemática como inovação. Estes documentos estabelecem claramente um diálogo com as demandas do mundo do trabalho, preconizando eixos didático metodológicos como a contextualização e a interdisciplinaridade para as práticas curriculares. Neste trabalho de doutorado investigamos a trajetória da disciplina escolar Matemática, imersa nesse cenário de práticas que dialogam com os mencionados documentos curriculares, considerando um Instituto Federal localizado no interior de Minas Gerais. A literatura vem mostrando, de diversas maneiras, que os discursos inerentes aos documentos curriculares são apropriados de forma a constituir híbridos recontextualizados (MATOS, PAIVA, 2007). Também Carreri (2007) mostra que o currículo por competências preconizado nos documentos curriculares do Ensino Médio vem sendo consumido através de táticas, em práticas marcadas pela astúcia e pela resistência por parte dos professores. Nas narrativas dos professores e elaboradores de propostas, sob a perspectiva de Rosa et al (2011), esperamos encontrar vestígios de que Matemática é considerada importante e como ela é trabalhada.


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