Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Ensino da Estatística na Educação Básica: Ferramenta Computacional como proposta para o processo pedagógico

José Carlos Coelho Saraiva

Prédio: Corredor C
Sala: C2
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Nossa pesquisa tem como foco de estudo, encontrar uma forma de favorecer, por intermédio de recursos tecnológicos, o processo de ensino-aprendizagem de Estatística na educação básica, verificando, inclusive, a possibilidade de uma extensão e/ou aprofundamento dos conteúdos aplicados. Através de estudos estatísticos junto a profissionais de ensino, pretendemos mapear o nível de introdução dos conteúdos em sala de aula, bem como as principais dificuldades e expectativas dos alunos em relação a estes conteúdos. Pretendemos desenvolver uma ferramenta computacional com base os resultados dessas análises. Para a validação de nosso produto educacional faremos a aplicação desta ferramenta em uma turma do ensino básico como forma de testagem, avaliação e reestruturação de nosso produto. Dentre os referenciais teóricos que destacaremos para nosso processo de construção e análise da pesquisa, temos como norte os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, ano 1999), Lopes (2008), Xavier (2005), Hoel (1979) e Gil (2008).


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