Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Aulas de Matemática Possibilitando um contexto favorável à problematização e Produção de Registros Orais e Escritos

Katia Gabriela Moreira

Prédio: Corredor B
Sala: B4
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


A presente pesquisa busca investigar a potencialidade do trabalho com a produção e circulação de ideias por meio de registros orais e escritos nas aulas de matemática, a partir de uma proposta de resolução de problemas matemáticos convencionais e não convencionais. Tal pesquisa faz parte de um projeto mais amplo do Observatório da Educação (OBEDUC) caracterizado pela perspectiva de parceria universidade-escola. Deste modo, pretende-se identificar as contribuições que a produção oral, escrita e a reescrita traz para a comunicação dos procedimentos e estratégias da resolução do problema adotado por seu autor e identificar a potencialidade que um trabalho com a problematização traz para o desenvolvimento do pensamento matemático das crianças. Pretende-se realizar a investigação em uma escola parceira, que pertence a Rede Municipal de Educação Básica do Município de Itatiba, interior de São Paulo, em uma sala de 1° Ano. Como instrumentos serão utilizados a videogravação de momentos da investigação, registros dos alunos (orais e escritos) e diário de campo. As análises serão realizadas por meio da análise de conteúdo com a definição de categorias. Espera-se que a pesquisa favoreça momentos de reflexão e (re) significação sobre a minha prática pedagógica. Espera-se com está pesquisa: a) subsidiar o campo de investigação em Educação Matemática na Primeira Infância com experiências em sala; b) favorecer momentos de reflexão e (re) significação sobre a prática pedagógica; c) Identificar as potencialidades da produção de registros escritos para comunicação dos procedimentos e estratégias de resolução de problemas.


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