Um Estudo Exploratório de Padrões com Alunos do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental
Prédio: Corredor A
Sala: A4
Data: 2013-11-15 08:00 – 10:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Esse trabalho é um recorte de um estudo exploratório de doutorado em andamento de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso sobre padrões realizado com dez alunos do Ensino Fundamental de uma escola do Município de Vitória. A temática de padrões está presente em nosso cotidiano e na matemática é apresentada transversalmente na Aritmética, Álgebra e Geometria. Utilizamos como aporte teórico Vale e Barbosa (2009); Vale e Pimentel (2009) dentre outros. A metodologia consistiu em coletarmos dados das aulas de iniciação científica, na qual esses dez alunos estão inseridos. Focalizamos em algumas tarefas realizadas pela aluna Kátia. Nessas aulas planejamos e aplicamos atividades voltadas à temática. Em nossa conclusão preliminar percebemos que existem experiências limitadas com padrões matemáticos no currículo escolar. Quando aparecem tarefas de padrões elas focalizam o reconhecimento de leis de formação nas atividades de contagem, crescimento e repetição, dentre outros.
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